segunda-feira, julho 10, 2006

Atividade 8

Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva marxista.

Tema: Quem é este outro que divide comigo este espaço.

Objetivo: Esta atividade integradora tem como objetivo promover a formação de uma rede entre os alunos do Curso. No âmbito da interdisciplina, visa a articulação dos alunos em grupos.

Após recebermos por e-mail a imagem C4, cada uma postou no seu blog. Visitamos o blog dos colegas e apenas nós duas tínhamos a mesma figura. Trocamos mensagens no blog e depois por e-mail. Acreditamos que esta atividade é bastante interessante para a integração do grupo, ainda mais que podem receber a mesma figura pessoas que nunca se falaram, se comunicaram e isso estimula a interação entre colegas distantes geograficamente. Mas para que isso ocorra, várias pessoas devem receber a mesma figura, acessar o seu e-mail e postar logo no blog, para que possa haver mais troca e discussão sobre o assunto proposto. Essa discussão também pode acontecer através do chat, ferramenta síncrona, disponível na página. Isso requer que os alunos se comuniquem também para marcar um horário de chat que todos os componentes do grupo possam participar.
Essa atividade possibilitou também uma conversa sobre a nossa vivência no curso de formação de tutores. No início deste curso, sentimos uma sensação de insegurança e de incerteza, talvez porque todos estivessem num processo novo e ainda conhecendo as pessoas e o ambiente. Achamos um pouco difícil trabalhar com o E-proinfo. Mas a partir das aulas do curso, das trocas com os colegas e professores, fomos nos adaptando a plataforma. A cada encontro presencial estamos aprendendo mais recursos que podem ser utilizados na educação e isso tem nos motivado bastante. Com relação a criação dos blogs, consideramos um processo interessante de aprendizagem, pois nós duas ainda não tínhamos criado o nosso, e não tínhamos muito contato com essa ferramenta, o que despertou muito o nosso interesse.

Componentes: Simone Ramminger, Tatiane Matheus

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Simone

Esta integração e formação de rede é justamente a proposta desta atividade. E com o grupo PEAD vamos fazer um auê :) pois serão 400 alunos.

A atividade pode gerar algum alvoroço e confusão, mas a idéia é que o pessoal se divirta fazendo. alvez isso possa ficar mais claro na proposta que estamos revendo :)

abraço,
Suzana