segunda-feira, julho 10, 2006

Análise do software

Nosso grupo se propôs a analisar o software GCompris quanto ao item usabilidade, visto no encontro do dia 04/07/06.

O logotipo está exibido em tamanho adequado e local de fácil visualização. Logo abaixo do logotipo tem um link explicando o que é o GCompris.

O GCompris é um programa educativo que propõe atividades variadas para jovens de 2 a 10 anos. Este software propõe mais de 60 atividades como:
descoberta do computador: teclado, mouse;
matemáticas: soma, substração, simetria;
ciências: o ciclo da água, o submarino, corrida aquática;
geografia: colocar os países sobre um mapa;
jogos: quebra cabeças, xadrez, memória;
leitura: exercício de treino à leitura;
outro: relógio, quebra cabeças de pinturas.

O software está disponível para download em: http://gcompris.net/-pt-.
A esquerda da página, tem uma coluna com links para as informações e atividades importantes e existem apenas alguns títulos em destaque. Existe uma página oficial e os links são destacados com cor diferente do resto do texto, é uma página de agradável visualização e não é poluída. Achamos interessante que existe a possibilidade de escolher o idioma com as instruções para as atividades.

Com este software pode-se trabalhar raciocínio lógico, lateralidade, motricidade fina, cores, números, leitura e outros. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas. Achamos o software um tanto complicado em alguns jogos. O mesmo deveria ter informações mais claras e objetivas facilitando a interpretação pelo usuário.

Sabemos que o conhecimento é obtido através da resolução de situações-problema, da superação de desafios. Diante de um conteúdo não completamente assimilável o sujeito é levado a uma modificação de seus esquemas interpretativos, pois aqueles de que dispõe no momento não são suficientes para resolver algo que se apresenta como um desafio. Em outras palavras, os alunos aprendem à medida que os desafios colocados obrigam a pensar, a reorganizar o conhecimento que temos, a buscar mais informações, a refletir para buscar respostas. Explorando o Gcompris não conseguimos entender muito bem a corrida de barco, mas também foram explorados individualmente outros jogos como; quebra-cabeça, a torre de hanoi, labirinto e outros.

É importante lembrar que por possuir inúmeras possibilidades, as crianças, muitas vezes, ficam querendo ver todos os jogos sem se fixar em nenhum. É preciso orientá-las para quais atividades devem fazer, se o professor tiver o intuito de explorar algum conteúdo específico.
Observamos que existem opções muito interessantes para se trabalhar com os alunos, tendo sempre em mente a necessidade do planejamento para realizar as atividades, estando sempre de acordo com as necessidades de cada aluno.

Componentes: Fernanda Hoffmann, Simone Ramminger, Tatiana Richardt

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