quarta-feira, setembro 23, 2009

Há professores e há educadores!

Achei muito interessante a reportagem que saiu na ZH ontem e hoje sobre a punição aplicada por uma professora a um aluno que pichou a sua escola, dias após um mutirão da comunidade ter pintado o prédio. Será que esse aluno picha as paredes da casa dele? Concordo que o aluno deva limpar aquilo que sujou. Talvez ele pense duas vezes antes de fazer de novo. Mas achei que as expressões utilizadas pela professora como “bobo da corte” para se referir ao estudante e ameaçar colocar as imagens no YouTube, enquanto o adolescente pintava a parede, foram totalmente desnecessárias. O que será que levou a professora a dizer essas coisas?
Um dos artigos está disponível em:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2662292.xml&template=3898.dwt&edition=13177&section=1015

Lembrei-me de um e-mail que recebi esses dias:

"Há professores e há educadores"

MARCAS DE BATOM NO BANHEIRO


Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.

O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia.
Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam às mesmas marcas de batom...

Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.

No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram.

No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Nunca mais apareceram marcas no espelho!

Moral da história: "Há professores e há educadores"

É, comunicar é sempre um desafio! Às vezes precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.

Um abraço a todos, Simone

Nenhum comentário: