sábado, maio 10, 2008

Feliz dia das Mães


Neste dia 11 de maio de 2008, desejo a todas um Feliz dia das Mães!!!

06/05 Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática, por Carlos Alberto V. Heredia*

A reportagem especial de ZH de 4 de maio, sobre o desempenho dos alunos brasileiros nos diversos programas governamentais de avaliação, certamente servirá para abrir mais os olhos dos professores e dos educadores. Esse baixo resultado acontece há muito tempo. A divulgação, porém, é recente, por conta de novos instrumentos avaliativos. Tudo começa pela postura do professor ao entrar no primeiro dia em sala de aula. Ele deve proporcionar ao aluno tranqüilidade, confiança e alegria, e isso em todos os níveis de escolaridade, considerando, é claro, um mestre verdadeiramente apropriado de tais atributos. O olhar matemático sobre os acontecimentos diários deve ser cada vez mais valorizado na escola, mas sem esquecer-se que essa ciência exige uma aprendizagem formal e respeitosa. Por isso, no dia 18 de agosto de 2005, no Diário do Senado Federal, foi instituído o Dia Nacional da Matemática, a ser comemorado anualmente em todo o território brasileiro no dia 6 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, autor da famosa obra O Homem que Calculava.Entendimento sobre proporcionalidade, comparações de medidas, relações com figuras geométricas, dimensões de tempo e espaço, visão tridimensional, são componentes necessários para um bom desempenho profissional e para interpretações corretas de fatos cotidianos.Por vezes, surgem perguntas do tipo: "Para que serve a matemática?" Eu me atrevo a dizer que serve para melhorar a condição de vida da humanidade. Segundo o professor Ian Stewart, "a matemática é uma ciência de padrões, e a natureza explora todos os tipos de padrões que existem". Se a matemática fosse congelada, o mundo ficaria estagnado. Em geral, as pessoas querem utilizar a matemática de forma imediata e lucrativa. A transformação de uma idéia matemática para uma linha de produção demanda muito tempo. Neste sentido, a busca por resultados, sejam eles satisfatórios ou não, deve ser cada vez mais constante. O conhecimento popular (senso comum) é necessário, mas não suficiente. O conhecimento científico (investigação científica) permite uma análise mais criteriosa e portadora de credibilidade, aí a importância do estudo aparece.Devemos aproveitar essa data nacional para nos convencermos da utilidade da matemática, da seriedade do seu estudo, do seu alto poder de formação no campo da ética, da moral e da pureza do pensamento. Nada mais justo do que um dia especial para homenageá-la e desejar que professores, educadores e sociedade em geral repensem a educação matemática, pois no mundo competitivo ser estratégico é dispor de elementos que envolvam capacidade de interpretação e afinidade com a matemática. Não precisamos nos tornar "exegetas do Universo Finito", mas quem melhor do que um conhecedor de matemática para resolver problemas?*Professor de matemática, mestre em Educação

Publicado na ZH de 06/05/08. Acesso em: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a1852193.xml&template=3898.dwt&edition=9806&section=101