segunda-feira, julho 10, 2006

Evento!

Olá colegas!! Entre os dias 10 e 21 de julho, participei do Encontro Nacional de Tutores de Educação a Distância. Foi uma ótima oportunidade para conhecer pessoas que se interessam pelo assunto, discutirmos sobre nossa função e trocarmos experiências. Achei ótima a iniciativa de criarem esse encontro. Espero poder participar de outros em breve.
Abraço a todos, Simone

Análise do software

Nosso grupo se propôs a analisar o software GCompris quanto ao item usabilidade, visto no encontro do dia 04/07/06.

O logotipo está exibido em tamanho adequado e local de fácil visualização. Logo abaixo do logotipo tem um link explicando o que é o GCompris.

O GCompris é um programa educativo que propõe atividades variadas para jovens de 2 a 10 anos. Este software propõe mais de 60 atividades como:
descoberta do computador: teclado, mouse;
matemáticas: soma, substração, simetria;
ciências: o ciclo da água, o submarino, corrida aquática;
geografia: colocar os países sobre um mapa;
jogos: quebra cabeças, xadrez, memória;
leitura: exercício de treino à leitura;
outro: relógio, quebra cabeças de pinturas.

O software está disponível para download em: http://gcompris.net/-pt-.
A esquerda da página, tem uma coluna com links para as informações e atividades importantes e existem apenas alguns títulos em destaque. Existe uma página oficial e os links são destacados com cor diferente do resto do texto, é uma página de agradável visualização e não é poluída. Achamos interessante que existe a possibilidade de escolher o idioma com as instruções para as atividades.

Com este software pode-se trabalhar raciocínio lógico, lateralidade, motricidade fina, cores, números, leitura e outros. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas. Achamos o software um tanto complicado em alguns jogos. O mesmo deveria ter informações mais claras e objetivas facilitando a interpretação pelo usuário.

Sabemos que o conhecimento é obtido através da resolução de situações-problema, da superação de desafios. Diante de um conteúdo não completamente assimilável o sujeito é levado a uma modificação de seus esquemas interpretativos, pois aqueles de que dispõe no momento não são suficientes para resolver algo que se apresenta como um desafio. Em outras palavras, os alunos aprendem à medida que os desafios colocados obrigam a pensar, a reorganizar o conhecimento que temos, a buscar mais informações, a refletir para buscar respostas. Explorando o Gcompris não conseguimos entender muito bem a corrida de barco, mas também foram explorados individualmente outros jogos como; quebra-cabeça, a torre de hanoi, labirinto e outros.

É importante lembrar que por possuir inúmeras possibilidades, as crianças, muitas vezes, ficam querendo ver todos os jogos sem se fixar em nenhum. É preciso orientá-las para quais atividades devem fazer, se o professor tiver o intuito de explorar algum conteúdo específico.
Observamos que existem opções muito interessantes para se trabalhar com os alunos, tendo sempre em mente a necessidade do planejamento para realizar as atividades, estando sempre de acordo com as necessidades de cada aluno.

Componentes: Fernanda Hoffmann, Simone Ramminger, Tatiana Richardt

Atividade 8

Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva marxista.

Tema: Quem é este outro que divide comigo este espaço.

Objetivo: Esta atividade integradora tem como objetivo promover a formação de uma rede entre os alunos do Curso. No âmbito da interdisciplina, visa a articulação dos alunos em grupos.

Após recebermos por e-mail a imagem C4, cada uma postou no seu blog. Visitamos o blog dos colegas e apenas nós duas tínhamos a mesma figura. Trocamos mensagens no blog e depois por e-mail. Acreditamos que esta atividade é bastante interessante para a integração do grupo, ainda mais que podem receber a mesma figura pessoas que nunca se falaram, se comunicaram e isso estimula a interação entre colegas distantes geograficamente. Mas para que isso ocorra, várias pessoas devem receber a mesma figura, acessar o seu e-mail e postar logo no blog, para que possa haver mais troca e discussão sobre o assunto proposto. Essa discussão também pode acontecer através do chat, ferramenta síncrona, disponível na página. Isso requer que os alunos se comuniquem também para marcar um horário de chat que todos os componentes do grupo possam participar.
Essa atividade possibilitou também uma conversa sobre a nossa vivência no curso de formação de tutores. No início deste curso, sentimos uma sensação de insegurança e de incerteza, talvez porque todos estivessem num processo novo e ainda conhecendo as pessoas e o ambiente. Achamos um pouco difícil trabalhar com o E-proinfo. Mas a partir das aulas do curso, das trocas com os colegas e professores, fomos nos adaptando a plataforma. A cada encontro presencial estamos aprendendo mais recursos que podem ser utilizados na educação e isso tem nos motivado bastante. Com relação a criação dos blogs, consideramos um processo interessante de aprendizagem, pois nós duas ainda não tínhamos criado o nosso, e não tínhamos muito contato com essa ferramenta, o que despertou muito o nosso interesse.

Componentes: Simone Ramminger, Tatiane Matheus